TÉCNICAS DE PARKOUR APLICADAS A DANÇA - por Tatá Tavares

By Carolinne Goes - 07:55

por Tatá Tavares

Minha vivência enquanto bailarina e praticante de parkour com um pouco mais de 10 anos, despertou em mim a necessidade de fazer um trabalho conjunto com ambas as linguagens corporais pela forma como o corpo pode dar significado as coisas, e como ele resiste e se influencia com o meio, tanto na dança como no parkour. 
 


Técnicas de Parkour Aplicadas a Dança iniciou-se como um projeto de pesquisa a partir do Laboratório de Criação/Dança da Escola Porto Iracema das Arte da cidade de Fortaleza-CE. A pesquisa de corpo e seu desenvolvimento se deu na cidade do Crato com os integrantes: Tatá Tavares (Proponente do trabalho, bailarina e traceuse do grupo Parkour Crato), Thiago Gabriel (Traceur do grupo Parkour Crato) e Sinésia Ventura (Técnica de Iluminação Cênica e Iluminadora). Durante o período de laboratório a pesquisa foi ganhando formas e amadurecimento, passando também pelas mãos de artistas como Vanilton Lakka, Indio Medeiros e Diogo Granato com monitorias e oficinas respectivamente. Hoje como corpo firmado os frutos desse trabalho e suas ramificações são um workshop que carrega o mesmo nome do Projeto e um espetáculo intitulado (IM) posições.





A proposta de aula/workshop utiliza das técnicas de parkour como forma de explorar e desafiar os limites do corpo, dando forma e ressignificando espaços e movimentos. O parkour é uma prática corporal urbana na qual o praticante utiliza de seu próprio corpo para ultrapassar de forma rápida, eficiente e segura quaisquer obstáculos e, atrelado à dança, tem o objetivo de desenvolver e explorar novas possibilidades de movimentação. Com essa fusão busca-se encontrar nessas movimentações, repensar nosso lugar no espaço, na arte e na vida. Desconstruindo barreiras e padrões impostos sempre com alternativas dinâmicas, artística, educativa e exploratória, seja através do próprio corpo, de estruturas urbanas, entre outros, pois a dança está constantemente se renovando, tomando novas formas, e se utilizando de coisas, lugares, técnicas alternativas, e até outro tipo de culturas como forma de se manter resistente enquanto arte na sociedade de geração em geração. 


                                       





Enquanto Espetáculo o (IM) posições é um trabalho que dialoga diretamente com as imposições sociais impostas aos indivíduos levando em consideração as problemáticas entre corpos e suas relações em sociedade, utilizando-se da iluminação para criação de ambientes, cenas, e determinação de espaços. O objetivo do trabalho é Desenvolver conhecimento e percepção das diferentes possibilidades do movimento corporal em cena, além de dialogar sobre as imposições sociais impostas aos indivíduos levando em consideração as problemáticas entre corpos e suas relações em sociedade.

                                       


Técnicas de Parkour Aplicadas a Dança foi aprovada no edital “Cultura Dendicasa”, do Governo do Ceará, e agora também está disponível online. É uma aula que utilizará das técnicas de parkour como forma de explorar e desafiar os limites do corpo, dando forma e ressignificando espaços e movimentos.



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários