Fortalecimento de braço – Para as iniciantes

By Parkour Feminino Brasil - 11:36

Publicado por Tatiana Silva - RJ - http://blog.rodrigosd.com.br/



Bem, uma das maiores dificuldades que tive quando comecei a treinar era a força nos braços.  Ser a única menina de quatro irmãos, me causou muita cobrança. Fazer flexões de braço era algo terrível. Só conseguia com os joelhos no chão e devido a isso, ouvi piadinhas, cobranças. Não consegui fazer de primeira uma flexão sem o apoio dos joelhos. Fui tirando aos poucos… fazia 9 com os joelhos no chão e morria fazendo uma sem o apoio. Com o tempo foi ficando mais fácil.
Sempre pensei que essa era uma dificuldade minha. Acabei descobrindo que muitas meninas fortes do parkour (Raíssa, Ju Dantas) tiveram dificuldades semelhantes na parte de força. E, ao tentar ajudar a Bruna, percebi que valia a pena divulgar algumas informações sobre fortalecimento para braços. Não! Nem vem! Desculpas esfarrapadas estão proibidas para qualquer sinal de sedentarismo!
Vamos ao que interessa, né?
Eu indico, para começar, um exercício simples. Fazer a posição de flexão (sem os joelhos no chão) e ficar na mesma durante uns 30 segundos. Acredito que com isso, você notará que seus braços conseguem sustentar o seu corpo. Conforme, você for se habituando, vale tentar ao final da sustentação, tentar uma flexão.




O segundo exercício que eu recomendo  é para tríceps. Você pode utilizar uma cadeira , a ponta da cama, uma muretinha. Comece com o flexionando os joelhos (como indicado no vídeo) e conforme ficar mais fácil, passe a fazer o exercício em ponta de pé. Fazer 3 séries de 10 repetições.
http://www.youtube.com/watch?v=2TcMll0ZHZY




Outro exercício que pode ajudar muito no fortalecimento dos braços, é subir em uma mureta (ou na janela, só cuidado para não cair!) e ficar com os braços esticados nela por uns 20 segundos e depois descer. Repetir esse exercício cinco vezes. Quando este exercício estiver fácil, andar com os braços esticados na mureta e depois descer. Repetir esse exercício cinco vezes.




Depois de algum tempo treinando flexão apoiada na janela ou na cama, vale tentar ir para chão para aprender as flexões normais! Primeiro você deve tentar fazer as flexões com os joelhos no chão. Fique atenta com a postura! Preste atenção na sua lombar! A flexão é de braços e não da lombar. O vídeo abaixo mostra como pode ser feita. Ah! Assim que conseguir fazer essa flexão com mais facilidade, vale se esforçar um pouco mais e tentar esticar as pernas e fazer uma flexão sem os joelhos no chão. A ideia é por exemplo, fazer umas 3 séries de 10 repetições dessas flexões e no final de cada série tentar fazer uma flexão sem os joelhos no chão.







Para terminar, eu recomendo alguns exercícios de alongamento. Ah! Esses exercícios são ótimos para os finais de treino de parkour, ou de qualquer outro tipo de treino que utilize os braços. Bem, eu sou péssima para explicar exercícios de alongamento,então deixo essa tarefa para o vídeo. xD


  • Share:

You Might Also Like

45 comentários

  1. Muito boa Tati!
    Curti todos os vídeos.

    ResponderExcluir
  2. legal as dicas, vou começar a fazer =)!!

    ResponderExcluir
  3. Tati mandando bem d+ ^^

    ResponderExcluir
  4. Acho que podemos fazer um arquivo com material de exercícios. Quem tiver outros pode montar do mesmo jeito! =)

    ResponderExcluir
  5. Sim, eu também vou filmar meus exercicios.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, admiro muito os videos e a determinação de vocês meninas do parkour.

    living and growing

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria de começar a fzr parkour.. mas no meu estado ñ tem muita organização para os encontros e treinos. posso eu treinar sozinha?

    ResponderExcluir
  8. Sou iniciante e não tenho muita força nos braços, fica td dolorido qd tento algo novo! Alívio saber q v6 tbm já passaram por isso e superaram, um dia eu supero tbm, é questão do meu corpo se acostumar!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas dicas, estão me ajudando para treinar para um teste físico. Brigadu !
    Luciana

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do post =D mas...
    Menina, cuidado! Se você ficar fazendo muitas flexões masculinas seu útero pode sofrer as consequências; Não é questão de falta de força feminina, é questão de saúde. Mulheres não podem fazer muito esse tipo de flexão pois podem acabar estéreis (sou mulher e não acho NADA aconselhável fazer essa flexão com pés no chão.) Conheço mulheres da marinha que conseguiram acabar com o útero e estão fazendo tratamento à anos pra conseguir ter filhos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?!

    Uma pessoa me falou a respeito disso e eu conversei com profissionais da área de saúde e ninguém confirmou que fazer flexões normais (com os pés no chão, sem o apoio dos joelhos) prejudica o corpo. Uma delas me disse que era lenda. Você teria alguma coisa que confirme isso? Pois eu não encontrei nada.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Muuuuuuuito obrigada por esse post! Estava procurando um "passo a passo" de flexões pois pretendo fazer uma prova da aeronáutica e faz parte da seletiva a avaliação física. Sempre fui sedentária e agora graças a esse sonho "acordei pra vida", e consequentemente vi o quanto é difícil começar rs Mas a cada conquista diária meu animo só cresce! Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, suas dicas são muito boas, eu já estava desanimada... tenho pouca força nos braços e conseguir fazer essas flexões está muito difícil e doloroso pra mim. Só que eu tenho pouco tempo pra conseguir fazer o que vc faz, estou me preparando para um teste físico. Você acha que treinando em 3 semanas eu consigo? Quais dicas você me dar pra conseguir rapidamente? Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, genial! Só ainda não tenho força suficiente pra encostar o busto no chão e voltar =/

    ResponderExcluir
  15. Preciso de ajuda no equilíbrio...
    vi alguns exercícios de subir na barra ("exercícios quadrupedes") mas infelizmente nem nas barras eu consigo subir... e quando subo caio muito rápido!
    Sou iniciante das iniciantes e estou disposta a começa do zero até por respeito aos meus limites físicos.
    quero que o parkour me ajude, e não me machuque.
    há algum exercício no chão que possa me ajudar neste caso?
    vejo que algumas meninas conseguem de cara mas infelizmente vejo que esse é meu primeiro obstaculo não somente físico como psicológico.
    Espero poder contar com vocês XD

    ResponderExcluir
  16. Tudo bem? Devemos fazer uma série de novos exercícios. Vou colocar o seu pedido na pauta.

    ResponderExcluir
  17. Oi... Tatiana... preciso de uma ajudinha sua... se for possível...
    gostaria de saber como que é? se tiver algum video e puder me enviar: josi.ale@live.com

    Teste de apoio de frente sobre o solo (feminino):
    Serão executados 20 (vinte) flexões no tempo máximo um minuto, a partir do sinal do avaliador e se dará de forma ininterrupta, sendo aceito apenas a parada da candidata em isometria (posição inicial feminino),não sendo aceita a elevação de glúteo nessa posição. Caso isso ocorra, a candidata será advertida por uma vez, e caso haja uma segunda advertência o teste será encerrado pelo avaliador. - posição inicial - serão executados com 06 (seis) pontos de contado com o solo (mãos, joelhos e pontas dos pés). Cada repetição consistirá de dois tempos: Tempo 1- Flexão do cotovelo até que o braço e antebraço formem um ângulo mínimo de 90º e Tempo 2- Extensão completa dos membros superiores
    - tempo máximo do teste: 1(um) minuto

    ResponderExcluir
  18. Valeu pelas dicas além de ser ótimo ver uma mulher fazendo flexão com tanta facilidade. Dá esperanças.

    ResponderExcluir
  19. suas dicas foram a luz no fim do túnel pra mim rs
    estou treinando para o taf da pmerj, e não consigo fazer nem uma flexão
    :(
    vou começar a treinar todos os dias!!!!

    ResponderExcluir
  20. Preciso fazer 20 flexões, pelo menos 10 e só tenho 15 dias pra treinar. Será que é possível?

    ResponderExcluir
  21. Muito boas suas dicas! Parabebs pela iniciativa. Naoi conseguia fazer nenhuma flexao, agora ja faco 7!

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tatiana seu post me animou demais...esses exercícios posso fazer diariamente? Uma média de quantas semanas vc acha que dá pra ganhar uma boa resistência? Obrigada..Andréa

    ResponderExcluir
  23. Tudo bem, Andrea?
    Pode fazer diariamente sim. Sobre ganhar uma boa resistência... só o seu corpo pode responder a essa dúvida. =]

    Se precisar de ajuda, me avisa!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite.. tenho uma prova no dia 07 de março 2015 e não tenho resistência.. só consigo fazer 20 flexões... mas preciso de 43 no dia 7 . pergunta: com esses exercícios até ao dia 7 eu consigo ?

    ResponderExcluir
  25. Tenho taf no dia 7/10 nao sou sedentária treino jiu jitsu mais essas flexoes estao medeixando preocupadas so consigo 7 perfeita com muito esforço, a partir de hoje vou executar os exercicio q vc sugere p fortalecomente sera q ate la consigo..... Ai q medo, vc faz com muita facilidade!!!!!! Caso tenha algumas dicas que podem intensificar por favor me ajudahhhhh kkkkk abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sò li sua mensagem hoje. Espero que tenha conseguido fazer a prova.

      Excluir
  26. 0 taf e dia 09/01/2016 corrigindo a data....

    ResponderExcluir
  27. Amei o seus videos é de suma importância, os seus movimentos são corretos é perfeita a execução de cada um deles parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena q não tinha mais tempo ,suas dicas foi demaisss,nunca fiz exercícios físicos(nenhum) e agora com 32 anos precisei para um concurso público,com apenas duas semanas de tempo...(triste) talvez se tivesse uma noção de tudo que vc passou...Ta de parabéns!!

      Excluir
  28. Obrigada!!
    Espero que na próxima oportunidade você tenha sucesso.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Preciso de dicas para fazer flexão de braço com 6 apoios,minha prova física é para daqui a 2 meses e não tenho força nos braços.....me ajude!
    Mande para o meu email por favor.....

    ResponderExcluir
  30. Dicas maravilhosas, muito obrigada mesmo!!! Brilhou!

    ResponderExcluir
  31. Com quanto tempo treinando será que dá pra fazer 12flexoes? Tenho TAF em dezembro 2018 ainda não consigo fazer nenhuma no padrão

    ResponderExcluir