Postura nos exercícios

By Parkour Feminino Brasil - 00:08

Por Poliana Sousa - Brasilia


Antes de comentarmos sobre a postura nos exercícios é necessário nos atentar às posturas estáticas, aquelas do dia a dia. Você já parou por alguns momentos para observar como as pessoas ficam sentadas comer, conversar ou no computador? Já reparou que normalmente reconhecemos alguém de longe pelo jeito de andar? Já ficou algumas horas na fila do banco e percebeu as pessoas mudando o peso de uma perna para outra várias vezes? Sem falar quando a faxina está sendo feita. Recomendo, é um passatempo bem interessante.
A postura possui características individuais e pode ser influenciada por vários fatores, tais como: anomalias congênitas e/ou adquiridas, obesidade, estímulos insuficientes no desenvolvimento, músculos encurtados por posições unilaterais, atividades físicas sem orientação e/ou inadequada, distúrbios respiratórios, desequilíbrios musculares, frouxidão ligamentar, doenças psicossomáticas, dentre outros. (Paccini et al, 2007).
Você pode se deparar ou até sofrer com:



Pisada



Podemos, tecnicamente, definir a postura como o estado de equilíbrio entre músculos e ossos, com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentada ou deitada. (Paccini et al, 2007)

Cuidados
Algumas anomalias ou restrições já existentes podem gerar complicações ao se iniciar um programa de exercícios ou um esporte. Os profissionais, desde o pediatra, ortopedista, professor de educação física e o fisioterapeuta devem analisar as condições iniciais do indivíduo e assim orientá-los para a melhor escolha dos exercícios, precauções, restrições ou até tratamentos. Alguns métodos utilizados para se analisar a postura são pelo uso de radiografia, fotografia, do tato e da visão ou do simetrógrafo. Assim observa-se a postura de costas, perfil direito, esquerdo, frente e antero-flexão.

Radiografia

Coluna Simetrógrafo

Por meio do estudo da anatomia, cinesiologia e da biomecânica é possível entender tudo o que acontece no corpo nos quesitos, postura, movimento e as reações que eles causam.  


Postura e Personalidade
Há quem diga que a orientação postural não se resume apenas à expressão mecânica do equilíbrio corpóreo, mas também a expressão somática da personalidade, considerando fatores de ordem psicofísica e socioambientais (Massara, 1986 citado por Bankoff, 2007).
A timidez, a espontaneidade, o desconforto com alguma parte do corpo ou o exibicionismo são alguns exemplos de comportamentos que podem influenciar na construção da postura. Assim, sabe-se que “a comunicação não-verbal exerce fascínio sobre a humanidade desde seus primórdios, pois envolve todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras, como os gestos, expressões faciais, orientações do corpo e as posturas” (SILVA, 2000).





Postura nos exercícios
A execução de alguns exercícios exige posturas específicas. Tente comparar as diferenças do balé, da yoga, do boxe, do basquete, do remo, da capoeira, do parkour entre outros.





Observe a elegância dos que já possuem técnica, os movimentos suaves e bruscos, os saltos e as quedas, os movimentos altamente repetitivos durante os treinos e o que cada esporte tem característico na sua postura.
Apesar dos esportes serem os mais variados, o corpo é o mesmo. A proteção, principalmente da coluna vertebral é a maior preocupação. As posturas básicas de qualquer esporte começam no aprendizado da modalidade. Os simples comandos que os professores insistem em repetir e que ficam gravados na nossa memória é o primeiro sinal de que o que você aprende deverá ser levado para a vida inteira.

Já escutou alguma vez? “Olhe pra frente, peito pra fora, encaixa o bumbum, respira, abra os ombros, não deixa o joelho ir pra frente, contrai o abdominal, tá selando a coluna, abaixa o centro de gravidade, abra mais a base, não agache assim. Enfim, tudo isso faz parte da correção da postura.

As posturas imediatamente tomadas não são fáceis de se manter, é preciso treinamento e insistência. Um grande papel dos professores é lembrar aos alunos o tempo todo desses detalhes. Aprender do jeito certo desde o início traz a técnica perfeita o mais rápido possível evitando assim problemas no futuro. Peça ajuda sempre!
Em contrapartida alguns instrumentos podem nos auxiliar quando estamos realizando movimentos duvidosos. Estes são os espelhos e o uso de filmagens. Vendo e revendo os seus movimentos é possível analisá-los e corrigi-los.

A busca pela postura deve vir juntamente com o fortalecimento das regiões mais exigidas. Exercícios de força, flexibilidade, elasticidade e equilíbrio são essenciais.

Uma determinada postura corporal envolve conceitos de equilíbrio, de coordenação neuromuscular e adaptação representando um determinado movimento corporal. (Bankoff, 2007)

Músculos que precisam de ênfase no treinamento da postura


Cuidem-se e a partir de hoje prestem mais atenção no seu dia a dia. Adquira hábitos de boa postura dos mais simples aos mais complexos movimentos do dia a dia!
Nunca é tarde para melhorar a postura.
Procure ajuda de um profissional!





Referências Bibliográficas
PACCINI et al, Efeito de Exercícios Contra-Resistência na Postura de Mulheres, Revista de Educação Física, v. 18, n. 2, p. 169-175, 2., 2007
VERDERI, Érica. A Importância da Avaliação Postural, Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 57 - Febrero de 2003
BANKOFF et al. Postura e equilibrio corporal um estudo das relacoes existentes. Revista Movimento e Percepção. vol. 7, Nº 10 (2007)CREUP 2007
SILVA, L.M.G.da et al. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 4, p. 52-58, agosto 2002



Poliana Sousa
Professora de Educação Física- UCB
Movimente. Org
Traceuse- Brasília
2011

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Super válido o Post, nossa postura em qualquer segmento e situação determina tudo, importante pra quem faz ou não exercícios, Traceur, Dançarino, Lutador, qualquer opção q se faça tanto de profissão quanto de lazer ou se vc não quer fazer nada, a preocupação com a postura tem que estar presente, perfeito!!
    Se policiar always!!

    ResponderExcluir