quinta-feira, 21 de julho de 2011

Orientação nutricional para atletas

Por Lany Alencar, de João Pessoa/PB



Faz algum tempo que estou pendente em escrever algo para o blog. Então depois de um treino físico envolvendo algumas discussões em relação à alimentação, resolvi escrever um pouco sobre alimentação saudável. Como essa é a primeira vez que estou escrevendo sobre isso, vou começar dando algumas orientações gerais para os traceur e traceuses.

Primeiramente, se você quer evoluir, deve começar mantendo uma alimentação e hidratação adequada durante o treinamento, essas são as chaves para o sucesso. Uma dieta adequada auxilia o desempenho. Entretanto o que seria uma alimentação adequada?

- Procure fazer de 5 a 6 refeições por dia (bem fracionadas e com volume reduzido);

- Escolha alimentos e preparações que forneçam uma maior quantidade de calorias e nutrientes e um menor volume, ou seja, alimentos altamente nutritivos;

- Aumente a ingestão de vitaminas e minerais por meio de frutas e vegetais. Você precisa ingerir pelo menos 3 frutas e 2 tipos de saladas diferentes por dia;

- Evite alimentos como refrigerantes, sucos de caixinha e doces, ricos em carboidratos constituídos com calorias vazias, ou seja, pobres em vitaminas, minerais e proteínas, dê preferência aos naturais;

- Procure sempre se manter hidratado (água, repositores hidrolíticos ou bebidas isotônicas), principalmente durante e após a atividade física;

- Consuma maior quantidade de fontes de carboidratos (massas, cereais, pães, etc), dando preferência para aqueles que contenham pouca ou nenhuma gordura;

- Evite excesso de sal, pois o mesmo aumenta a necessidade de água pelo organismo, assim pode contribuir para elevação da pressão arterial em pessoas predispostas, prejudicando o atleta;

- Tenha uma alimentação sempre variada (colorida), pois assim você estará ingerindo os diferentes nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

- Ingerir leite ou similar(iogurte, coalhada, queijo branco) em uma porção de dois copos ao dia;

- Dê preferência a carnes magras (patinho, alcatra, maminha, coxão de dentro ou de fora), frangos (peito) e peixes (sem pele).

- não exceder no consumo de proteínas(carnes de qualquer tipo, leite e derivados, ovos e etc)

- Evite alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada. Elas são reconhecidas pelo nosso corpo como gordura saturada, que em excesso faz mal para a saúde, principalmente para o coração. Portanto evite alimentos com folhados, doces de confeitaria à base de cremes, sorvetes, bolachas recheadas,amanteigados e fritos.

- Alimentos grelhados, cozidos ou assados, no lugar dos fritos (batata-frita, carnes à milanesa, salgadinhos, bolinhos fritos, sonhos, etc). Evite também frituras e gorduras de origem animal como banha, manteiga, nata, carnes gordas, pele de aves.

- NUNCA treine em jejum.

- Prefira alimentos ricos em fibras como os integrais, pois são mais nutritivos e fornecem energia para o exercício de forma contínua, favorecendo o atleta. A energia é liberada mais lentamente, dando mais força e ânimo para a prática esportiva (ex: pão integral, arroz integral, cascas, talos e bagaços de frutas, vegetais, grãos com casca).

- Doces: consumir eventualmente (2-3 vezes por semana), em seguida das principais refeições, almoço e janta, pois são ricas em fibras que dificultarão a absorção da gordura.

Para concluir é importante colocar algumas considerações frente ao uso de completementos alimentares ou suplementos, no qual é necessário um levantamento de suas necessidades para ocorrer o consumo. O uso de suplementos sem orientação pode trazer grandes prejuizos à saúde, além de gerar desperdicio de recursos, uma vez que nem sempre estes produtos têm realmente o valor a eles atribuídos. Como orientação final, é indicado que os atletas procurem um nutricionista que lhes dê orientação específica antes de fazerem qualquer modificação em sua alimentação normal, pois cada indivíduo possui uma necessidade específica para o consumo dos suplementos.

2 comentários:

  1. lendo as dicas da Lany, descobri que sou um desastre ambulante rsrs faço muuuita coisa errada...

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  2. Também percebi isso! Mas, tô tentando melhorar em alguns pontos. Pelo menos o almoço colorido eu já faço! xD

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