Orientação nutricional para atletas

By Tatiana Maria - 00:43

Por Lany Alencar, de João Pessoa/PB



Faz algum tempo que estou pendente em escrever algo para o blog. Então depois de um treino físico envolvendo algumas discussões em relação à alimentação, resolvi escrever um pouco sobre alimentação saudável. Como essa é a primeira vez que estou escrevendo sobre isso, vou começar dando algumas orientações gerais para os traceur e traceuses.

Primeiramente, se você quer evoluir, deve começar mantendo uma alimentação e hidratação adequada durante o treinamento, essas são as chaves para o sucesso. Uma dieta adequada auxilia o desempenho. Entretanto o que seria uma alimentação adequada?

- Procure fazer de 5 a 6 refeições por dia (bem fracionadas e com volume reduzido);

- Escolha alimentos e preparações que forneçam uma maior quantidade de calorias e nutrientes e um menor volume, ou seja, alimentos altamente nutritivos;

- Aumente a ingestão de vitaminas e minerais por meio de frutas e vegetais. Você precisa ingerir pelo menos 3 frutas e 2 tipos de saladas diferentes por dia;

- Evite alimentos como refrigerantes, sucos de caixinha e doces, ricos em carboidratos constituídos com calorias vazias, ou seja, pobres em vitaminas, minerais e proteínas, dê preferência aos naturais;

- Procure sempre se manter hidratado (água, repositores hidrolíticos ou bebidas isotônicas), principalmente durante e após a atividade física;

- Consuma maior quantidade de fontes de carboidratos (massas, cereais, pães, etc), dando preferência para aqueles que contenham pouca ou nenhuma gordura;

- Evite excesso de sal, pois o mesmo aumenta a necessidade de água pelo organismo, assim pode contribuir para elevação da pressão arterial em pessoas predispostas, prejudicando o atleta;

- Tenha uma alimentação sempre variada (colorida), pois assim você estará ingerindo os diferentes nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

- Ingerir leite ou similar(iogurte, coalhada, queijo branco) em uma porção de dois copos ao dia;

- Dê preferência a carnes magras (patinho, alcatra, maminha, coxão de dentro ou de fora), frangos (peito) e peixes (sem pele).

- não exceder no consumo de proteínas(carnes de qualquer tipo, leite e derivados, ovos e etc)

- Evite alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada. Elas são reconhecidas pelo nosso corpo como gordura saturada, que em excesso faz mal para a saúde, principalmente para o coração. Portanto evite alimentos com folhados, doces de confeitaria à base de cremes, sorvetes, bolachas recheadas,amanteigados e fritos.

- Alimentos grelhados, cozidos ou assados, no lugar dos fritos (batata-frita, carnes à milanesa, salgadinhos, bolinhos fritos, sonhos, etc). Evite também frituras e gorduras de origem animal como banha, manteiga, nata, carnes gordas, pele de aves.

- NUNCA treine em jejum.

- Prefira alimentos ricos em fibras como os integrais, pois são mais nutritivos e fornecem energia para o exercício de forma contínua, favorecendo o atleta. A energia é liberada mais lentamente, dando mais força e ânimo para a prática esportiva (ex: pão integral, arroz integral, cascas, talos e bagaços de frutas, vegetais, grãos com casca).

- Doces: consumir eventualmente (2-3 vezes por semana), em seguida das principais refeições, almoço e janta, pois são ricas em fibras que dificultarão a absorção da gordura.

Para concluir é importante colocar algumas considerações frente ao uso de completementos alimentares ou suplementos, no qual é necessário um levantamento de suas necessidades para ocorrer o consumo. O uso de suplementos sem orientação pode trazer grandes prejuizos à saúde, além de gerar desperdicio de recursos, uma vez que nem sempre estes produtos têm realmente o valor a eles atribuídos. Como orientação final, é indicado que os atletas procurem um nutricionista que lhes dê orientação específica antes de fazerem qualquer modificação em sua alimentação normal, pois cada indivíduo possui uma necessidade específica para o consumo dos suplementos.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. lendo as dicas da Lany, descobri que sou um desastre ambulante rsrs faço muuuita coisa errada...

    ResponderExcluir
  2. Também percebi isso! Mas, tô tentando melhorar em alguns pontos. Pelo menos o almoço colorido eu já faço! xD

    ResponderExcluir