Filosofia "Ame sua missão"

By Patricia Duelly - 12:26

Natal - Rn
Existem razões, motivos, sentimentos, momentos e existe algo que envolve tudo isso. É aí, que começa o "Ame sua missão"!
Você não dá um passo sem ter um motivo, não abre um sorriso sem ter um porquê. As coisas acontecem por si só, no entanto elas seguem em frente por uma razão. 
No Parkour isso não é diferente. E aqui chamamos isso de "Amar sua missão". 

extraído do vídeo "WE'LL BE TOGETHER - Ame sua missão"
- Quando falei com a Tati sobre postar a Filosofia por trás do "Ame sua missão", vi que não podia fazer isso sozinha. Ao conhecer meninas de outras cidades, estados, vi que poucas conheciam o nosso tão importante "Ame sua missão". Não é exagero falar que essa nossa afirmação tomou o lugar do tão escrito e solto "Ser forte para ser útil". Foi aí que percebi "Não posso escrever sobre algo tão importante, sozinha. Seria egoismo da minha parte!" Partindo desse fato, reuni alguns depoimentos de Traceurs que tive a honra de conhecer, treinar e perceber quanta essência possuem. 

Então pare aê pow, presta atenção e extraía a essência!


"Pelo que pude observar e sentir, o Ame Sua Missão tem como fundamento expandir a união
entre os amigos/praticantes e o amor pelo que você faz. Essa é uma característica essencial
que os cearenses possuem, de movimentar-se com boas lembranças, bons sentimentos, sentir
a parte espiritual mesmo do local e da movimentação. Saber entender qual o propósito que te
leva a seguir. Existem pessoas que se importam muito com você se um dia as coisas estiverem difíceis, lembre-se que sempre poderá contar com Deus e seus amigos que são a família que você constrói ao longo da vida. Porque sangue é apenas um símbolo.

Paulo Henrique Duracell - Pe


"O ame sua missão propriamente dito, é nada mais nada menos que saber o simples e grande valor das coisas, o prazer em um abraço do amigo, um “parabéns você conseguiu ou vai lá que sei que você tem capacidade”, é descobrir que sua luta por ela é constante e sempre trará respostas positivas, que a alegria de fazer outra pessoa aprender a amar a missão dela através da porta que a sua proporcionou é sem igual, e que nunca serás pequeno demais para não ensinar e nem grande demais para aprender!

            AME SUA MISSÃO, e saiba que abandona-la, é abrir mão da sua e deixar os que poderiam amar também, desacordados.
PAZ!"

Rodrigo Florencio - Rn


 “AME SUA MISSÃO”, na verdade é algo simples de transpassar para os que vivem em sintonia e realmente amam o que fazem. Refiro-me a todos os verdadeiros praticantes de Parkour e/ou freerunning, que treinam por amar a arte de se movimentar.
Eu vi pessoas que mudaram de personalidade depois de conhecer o parkour, eu conheci pessoas que já foram orgulhosas e hoje são humildes, eu vi pessoas dando um novo sentido a palavra amizade, eu vi pessoas realmente ligadas por um laço muito forte criado durante os treinos, e com essa soma de qualidades encontrei forças mais que o suficiente para enfrentar minha lesão (que aconteceu no dia 10 de Janeiro desse ano 2012, quando sofri uma fratura na clavícula esquerda, fiquei 2 meses em total repouso e recuperação, cheguei a achar que talvez não voltaria a treinar com 100% de reabilitação) com mais dedicação, devo parte da minha recuperação aos amados irmãos que estiveram no evento “Ame Sua Missão”

Thiago Silva - Ac



Parkour no inicio veio como uma brincadeira de se divertir de rever e viver coisas novas e estar sempre com amigos, de lá para cá o Parkour veio a se desenvolver constantemente na minha vida sem menos perceber, uma história um pouco longa e meio cheia de altos e baixos. Meu foco no inicio era apenas treinar, viver algo novo e aprender e assim passar adiante. No entanto ao passar dos anos fui entendendo algo a mais. “Saltar” todos fazem, agora descobrir o valor, poucos possuem esse imenso prazer. Bom estou falando de algo vivo, uma disciplina que me mantem vivo forte e eficaz. Aquilo que veio como brincadeira, agora é algo sério, vivo e que me liberta a mente. Muitas vezes se limitamos mais não sabemos o porquê, apenas é algo que nos prende e não nos deixa ver que somos todos capazes! Parkour pra mim, hoje, é tocar no muro e sentir uma paz, uma verdadeira essência, é sentir o movimento antes de executá-lo, sentir alegria de poder presenciar a evolução de um amigo ou colega de treino. Usufruir de tudo, essa é a palavra que devemos usar sempre! Que tudo que te faz bem se torne um hábito e te alimente a ser melhor a cada dia e treino. Através de pessoas, treinos, vitórias e derrotas pude aprender o que é "Amar minha missão". Palavra que poucos entendem e vivem! Palavra que me trouxe visão, foco, verdadeiro valor do Parkour, essência de vida que pouco tinha amor ao próximo, respeito, atenção, relevância a coisa que não nos edificam. Para mim, entender essa tal disciplina que falo e vivo hoje, passei por barreiras e dificuldade assim como qualquer outra pessoa, sou homem falho, medroso às vezes, duvido de mim mesmo, mais a sede sempre é maior. Agindo sempre com atitudes, palavras, ações de afeto, sem espera nada em troca! Isso veio a me alimentar e me deixar cada vez mais forte e com mente aberta.
Unifiquei essa essência pela vida e pelo Parkour. Hoje busco simplicidade em poucos detalhes! Para mim, o Parkour agrega seus valores, não é apenas  “Ser forte pra ser útil” ou “Ser e durar” sem nem ao menos entender o valor da vida. Primeiro precisamos buscar esse tal valor de se mover, apenas respirar é uma dádiva dada por Deus. Precisamos entender o que é ser simples, “os momentos mais simples são os mais marcantes”.
Quero lhe relembrar isso que vivemos é para toda vida, não precisamos estar relatando o que vivemos, apenas precisamos viver e sentir. Estou a relatar isso por graças a Patrícia Brisa, devo a ela um dos maiores valores da vida “apenas sorrir isso basta”, atitudes sempre sem espera nada em troca, afinal somos culpados pelo que cativamos sempre. Hoje amar minha vida quer dizer amar minha missão, como homem e como traceur. Hoje busco o que meu coração deseja! Porque hoje me conheço e digo para todos os traceurs, se conheça primeiramente pra você poder entender seu corpo sua mente e mais adiante seu movimento e assim jamais restaram duvidas e medos. Se não estiver no teu foco, alimente e se prepare. Seu corpo e sua mente irão lhe mostra naturalmente o que estais preparados e hápito a executar. Sem mente preparada o corpo jamais será forte. Entenda que existe o que se move e os que são movidos! Objetivos e focos abrem a mente e o corpo flui por si, sempre com cautela e respeito. Apenas minha missão me fez chegar a muitas definições pessoais. Existe algo além da movimentação que não posso definir. Se também és um traceur e tem o privilégio de descobrir, busque o que seu coração deseja e o que você ver que seu corpo precisa, dedique ajuda sempre. “Deixo a todos o meu “Ame se mover, ame sentir e alimente essa disciplina”, pois viva ela sempre será”. Ame sua missão...




Ricardo Farias - Ce










  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei, Patricia!
    Me fez lembrar de algumas conversas nossas com você me falando de querer falar sobre o "Ame a sua missão", mas com todo cuidado para que a mensagem não seja perdida ou deturpada. Com os depoimentos, acredito que passou o que você queria =]

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz por ter conseguido isso, significa muito pra mim =]

    ResponderExcluir