Rio de Janeiro

By Parkour Feminino Brasil - 04:30

Publicado por Tatiana Silva em girlparkour.com - RJ



Bem, se você quiser visitar o Rio para treinar, ou não, eu recomendo a vocês um pouco do que eu sei sobre a Cidade Maravilhosa. 




Onde treinar parkour?
O Rio é uma cidade bem grande, e embora a maioria dos turistas só conheçam lugares como a praia de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, posso afirmar que a cidade tem bem mais a oferecer. E para os que gostam e treinam parkour, isso também é válido quando se tratam de locais de treino!
Aqui no Rio há mais de 40 locais de treino de parkour. Estamos organizando as informações em um blog que terá as informações de como chegar, um mapa, o que o local oferece e algumas fotos. Em breve colocarei o link aqui. Por enquanto, deixo algumas informações sobre alguns lugares bem conhecidos de treinos e que quem gosta de parkour gostará de conhecer.
Parque das Crianças, também conhecido como Le parkinho, possui muros de diferentes tamanhos, e nele é possível ver um dos cartões postais do Rio, o Pão de Açúcar. É fácil e rápido de chegar vindo da Zona Sul e do Centro. ônibus via Praia do Flamengo deixam na porta do parque.
O vídeo do segundo dia do Encontro Brasileiro de Parkour, que ocorreu em dezembro de 2010, mostra um pouco a variedade do local.


6º EBPK 2010 - Rio de Janeiro from Felippe Silveira (Montanha) on Vimeo.


Santa Cruz é um dos últimos bairros do Rio de Janeiro, normalmente não está nas visitas turísticas. Porém, se você gosta de treinar parkour, vale uma visita  a esse lugar, pois as 4 praças do bairro  são boas e próximas umas às outras. Para chegar ao bairro há duas opções: trem partindo da Central do Brasil ou o ônibus S-15 partindo da Avenida Chile no Centro do Rio.
Aqui vai um vídeo de um treino em Santa Cruz para dar uma ideia dos locais de treino de lá.




Praça XV é um dos locais históricos do Rio que todo turista visita quando passa pela cidade. Além de ser próximo a museus, igrejas antigas e ser próximo ao pulso financeiro da cidade, o local também oferece uma boa oportunidade de treinos. Barras, rampas, muros, escadas bem em meio a prédios históricos. Como o local é muito movimentado durante a semana, a minha recomendação é que os treinos de parkour sejam nos finais de semana, e respeitando os prédios antigos. Vale uma pequena caminhada até a Avenida Chile, onde há corrimão e outros obstáculos que são ótimos para treinar, e a praça de pedra da Rua do Lavradio, que tem um formato bom para percursos diversos. Além disso, esses dois pontos ficam próximos aos Arcos da Lapa, mas a Lapa é uma ótima opção de saída noturna, então deixarei para descrevê-la em um outro item.

Parque dos Patins na Lagoa Rodrigo de Freitas é o local de treino mais conhecido do Rio, e talvez do Brasil. Oferece muitas opções de treino e é fácil de chegar, ônibus do Centro e da Leopoldina passam perto do local. Talvez você já tenha visto algumas fotos da Hellen Campos na página da American Parkour no Facebook (http://www.facebook.com/album.php?aid=271196&id=7810720685).  Abaixo está um vídeo do Encontro Carioca de 2010 que mostra bem o Parque dos Patins.
Nota: A atual gestão da Prefeitura demoliu os Castelinhos do Parque dos Patins.




Eu sei que além de treinar parkour, você quer conhecer algumas praias famosas do Rio. Então, é possível juntar praia e treino. A Praça Princesa Isabel fica quase de frente para a Praia de Copacabana. Essa praça tem corrimão, muretas, árvores e outros obstáculos de concreto que permitem vaults, percursos, etc. Leve seu biquíni, maiô ou sunga (no caso dos rapazes) embaixo da roupa, e depois de treino siga em frente e mergulhe nas águas de Copa. As fotos abaixo mostram um pouquinho do local.




A Ilha do Governador além de ter o Aeroporto Internacional, possui alguns lugares de treino, o chato é que estes lugares não ficam próximos uns aos outros. Mas, se vocês quiserem me visitar e treinar por aqui… =)

Natureza/Trilhas
É muito comum ver muitos turistas naqueles jeeps conhecendo as matas do Rio. Que me perdoem os que pagam por isso, mas eu não acho que isso seja conhecer a natureza. Para mim, conhecer a natureza, significa deixar o carro em casa. Vamos aos lugares que eu recomendo por serem fáceis de chegar.
Floresta da Tijuca é o maior parque verde do mundo dentro de um centro urbano. Dentro do parque é possível fazer diversas trilhas, as mais conhecidas são as que levam ao Pico da Tijuca, ao Pico do Papagaio e ao Pico do Cocanha. As trilhas são bem sinalizadas, e o tempo de subida para quem já faz trilhas é por volta de duas horas. A cidade vista do alto é linda! E após a descida, vale passar na Cachoeira das Almas para refrescar do calor. Para chegar à entrada do parque, basta pegar um ônibus que passe pelo Alto da Boa Vista e pedir para descer na Praça Afonso Viseu. Ah! A cachoeira da foto é a Cascatinha. Nesta o banho é proibido



Pedra da Gáveadeve ser um dos locais mais visitados por aqueles que gostam de trilhas, sejam cariocas ou não. A trilha para topo é pesada e leva quase três horas. A minha recomendação é de ir acompanhado nessa trilha, pois há alguns pontos com muitas pedras que são difíceis de subir. Para chegar à entrada da trilha, é necessário pegar um ônibus que passe pelo Jardim Oceânico, na Barra (recomendo as linhas 308 e 316), descer no ponto em frente à ponte velha, seguir pela direita, entrar na segunda rua à esquerda, depois entrar na Rua Prof. Ferreira da Rosa seguindo até uma praça, e entrar no condomínio da Estrada Sorimã, seguindo esta até o final encontrará o início da trilha.


 


  • Share:

You Might Also Like

3 comentários

  1. Aos que gostam de parkour, há um blog com as informações sobre os locais de treino. Ainda faltam algumas coisas como fotos e vídeos de cada local. Mas, acredito que seja um bom começo para mostrar o que a cidade tem a oferecer!

    Divirtam-se e treinem bastante!

    http://picosdetreinodoriodejaneiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Post perfeito na hora perfeita! Vou estudar o Rio até julho... Passagem comprada pra ir treinar aí!! See ya

    ResponderExcluir
  3. =D

    Pode aparecer!!

    Avise a data! As meninas do Rio ficarão felizes para recebê-la!! =)

    ResponderExcluir