ParTour

By Tatiana Maria - 00:30

Por Ariadne Queiroz

Com o tema UNIÃO, ocorreu nos dias 21 e 22 de julho o ParTour Brasília 2012, realizado pela Movimente.
Numa correria imensa, nervosismo, empolgação, ansiedade e mais um super mix de sentimentos tomaram conta da organização. Para que tudo estivesse pronto para receber os participantes, teve quem pediu férias do emprego, quem fez banco de horas para poder estar livre nos dias próximos ao evento, além de todos que perderam horas e, porque não, noites inteiras de sono para que tudo ocorresse bem e... DEU TUDO CERTO!
Posso dizer, na minha opinião, que o ParTour 2012 foi um sucesso! Todo esse estresse que mencionei anteriormente foi devidamente compensado com um evento show de bola, inesquecível, e com a satisfação demonstrada e falada por muitos participantes. Aliás, participantes esses de vários cantos do país, desde os daqui pertinho, como os Goianos, como meu querido amigo Evandro, de Manaus.
Como parte da organização, digo que ainda não foi o ParTour que queríamos mas sem dúvida alguma, estamos nos caminho! Pra mim, isso ficou mais que evidente nesse último evento.
O evento contou com uma equipe excelente que trabalhou 24hs cada dia do evento, ótimos instrutores passando os treinos guiados e acompanhando a galera, além de ótimos picos. 




No sábado de manhã, todos se encontraram no Museu Nacional, local previamente marcado para a saída do ônibus (novidade no evento: a Movimente alugou um ônibus para facilitar a locomoção dos participantes) e então seguiram para o Parque Vivencial do Lago Norte, primeiro pico. Os treinos seguiram a tradição do ParTour: treinos guiados seguidos de horário para treino livre em cada pico; cada local foi dividido em estações e, após aquecimento e divisão dos grupos, cada grupo teve um tempo de 15 minutos de treino guiado em cada estação. Após esses 15min, os grupos seguiam para a estação seguinte. Uma vez que todos os grupos tivessem passado por todas as estações, liberava-se para o treino guiado. Esse ano o evento contou com outro diferencial, além do ônibus, que foi a distribuição de kits de lanches que contavam, cada um, com 4 salgados (assados) e 1 banana (mas uma caixa de banana foi também disponibilizada livremente para a galera a partir da noite de sábado). Esses kits foram entregues em TODOS os picos, tendo sido portanto 5 kits para cada participante (fora os que comeram mais de um no segundo dia de evento, em que os kits foram liberados totalmente rsrs).
No Lago Norte, ocorreu a abertura do evento e o primeiro período de treinos, os participantes tiveram a oportunidade de treinar em 4 estações diferentes com uma linda vista para o deck e o Lago Paranoá.
Na tarde de sábado, o pico foi o Castelinho, no Parque da Cidade. Por uma problema da administração do Parque, havia outro grupo (não de parkour) marcados para utilizar o mesmo espaço no mesmo horário. Ressalto que não foi por falta de organização, o ParTour já estava marcado na agenda do parque há meses e quando marcado não havia nada na agenda para esse dia, possivelmente o evento paralelo foi marcado de última hora naquela semana. Felizmente, o problema foi contornado e o treino ocorreu lá mesmo. Durante o treino recebemos a visita da Red Bull distribuindo seu energético para os participantes e organizadores do evento.
O período do treino da tarde seria 14 às 18hs, porém a Movimente decidiu reduzir o tempo nesse pico para até as 16hs, para que, quem desejasse, pudesse ir ao ParTodos (evento que ocorreu no mesmo dia no Pico do Cachorro - Riacho Fundo II).
Terminado o treino no Castelinho, quem não foi ao Pico do Cachorro foi levado à chácara da Movimente, onde ocorreu um Treino Noturno e o camping. 





Na chácara, após preparem as barracas e comerem o delicioso caldo verde preparado pelo pai do Don (êêêê... Obrigada, pai do Don), o treino noturno começou. O treino noturno foi realizado no pico que há na chácara, ao lado do qual foi preparada uma enorme fogueira, e teve a idéia de união ainda mais fortificada, onde em certos momentos os participantes tiveram de dar as mãos uns aos outros e fazer percursos dessa forma. O treino também contou com gritos de guerra: numa segunda parte do treino noturno, os participantes foram divididos em "GUERREIROS" e em "OBSTÁCULOS" e depois trocaram. Onde guerreiros, com seus gritos de guerra, enfrentavam os obstáculos e os obstáculos, com os seus, tentavam desestimulá-los (é o que acontece em nosso dia-a-dia de treinos, só que os obstáculos apenas não falam, mas estamos o tempo todo tentando vencê-los.. Vencer impedimentos que, na verdade, estão apenas dentro de nós mesmos.)
Como ninguém é de ferro... Pizza, conversa e violão para fechar a noite!
No dia seguinte: acordar cedo e se preparar para o segundo dia do ParTour. Da chácara partimos com o ônibus para o Parque da Cidade, dessa vez para um outro pico, chamado Fortaleza. Após mais uma manhã de treino árduo, veio a descontração, a movimente preparou uma brincadeira: VAMOS BRINCAR DE PIQUE-BANDEIRA? Isso mesmo! Pique-bandeira com parkour! Nem preciso dizer que foi hiper divertido!!!!
Após o almoço seguimos para a 308 sul onde houve o último período de treino, lá os participantes ficaram um pouco mais livres.
Esse ano o evento contou com muitas novidades, como vimos: ônibus, kit de lanches, pique-bandeira-parkour... E uma última novidade (mas não menos importante) foi a mostra de vídeos no fechamento do evento. O evento foi encerrado no teatro da Escola Parque 308 sul, locado pela Movimente para a mostra de vídeos, debate, feedback sobre o evento (opinião dos participantes) e esclarecimentos sobre a visão da Movimente sobre parkour e o que é a associação.
Enfim, quero agradecer a todos os participantes, pois vocês fizeram toda aquela correria e estresse que citei no começo do texto VALEREM MUITO A PENA!! Foi ótimo rever amigos e conhecer pessoas novas! Deu gosto fazer um evento como foi o ParTour!! Estamos no caminho certo e a tendência é só melhorar! Então que venha o ParTour 2013 e... QUE VOCÊS VENHAM ao ParTour 2013!! Obrigada a todos!





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários