Lesão significa O-B-S-E-R-V-A-Ç-Ã-O

By Patricia Duelly - 22:42


Você ensina seu corpo a obedecer sua mente, a quebrar seus limites. E quando o seu corpo deixa sua mente de lado e se prende aos seus limites? E quando tua vontade fica pequena diante do tamanho da tua limitação? 

- Ah dez dias atrás, quando me acidentei e lesionei o joelho, pensei "vai passar. Logo logo estou de volta." Era isso o que eu respondia a todos que vieram me perguntar como eu estava, a todos que me diziam pra descansar. Era o que eu dizia a mim mesma em todos os treinos que não pude ir e aos que pude ir e me encontrei sentada. Dizer que é difícil, é clichê. Dizer que vai passar, é complicado. Dizer que essa lesão está me fazendo aprender, é o certo. 

O Parkour te dá opções, liberdade, controle de mente e corpo, vontade de quebra de limites. Minha lesão me deu tudo isso, na minha mente. Junto com a minha limitação. Não adianta sentar na cama, devorar uma caixa de chocolate e ficar horas vendo vídeos, se perguntando o "porquê". Aconteceu e vai continuar acontecendo. Você precisa aceitar. Eu precisei, continuo precisando. 

"Os dias de limitações" se tornam maiores do que o médico diz, se tornam mais longos, chegam a doer muito mais do que a própria lesão. Não se pode mascara-los ou tentar de alguma forma, fingir que isso não está te afetando. Afeta sim, dói sim. Bastante. 

Lesionei o joelho ah exatamente dez dias, não tenho movimentado nenhum músculo desde então. Mas eu posso lhe garantir que a mina mente voa muito mais alto do que meus amigos nos treinos. O médico me recomendou descanso, minha mente me recomendou observação. Meu corpo grita por movimentação, minha mente chora por descanso. Lesionar o joelho foi a pior coisa que me aconteceu, dar a minha mente o tempo de observar a movimentação dos meus amigos foi a melhor coisa que TIVE que fazer. Você aprende observando. Arquiva esse aprendizado e aos poucos, o coloca em prática. 

O pior treino é aquele retorno após uma lesão. E dele você não pode fugir. Então guarde as observações que teve, as dicas que irá receber, e quando esse dia chegar. Enfrente esse retorno com um pouco da euforia de um primeiro treino, com a mente de uma movimentação contínua. 

Cair é necessário, levantar é preciso. Saber como levantar, é essencial. 

Aloha meninas, nos vemos em breve. 

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários